quarta-feira, 18 de março de 2009

Avaliação


Porquê que normalmente ninguém tem dificuldade em dizer; sou alta, sou gorda (há quem se ache “gordinho”!), sou marreca, sou surda, etc, e tenha uma dificuldade incrível em dizer que é egoísta, é irresponsável, é preguiçoso, é mentiroso, etc?
Porquê que alguém é alto ou baixo mas não é egoísta… teve (a conjugação temporal do verbo é fabulosa!) uma ou outra atitude egoísta?
Quem é que tem uma ou outra atitude egoísta durante meses e meses em repetição e não é egoísta mas tem atitudes egoístas?
Porquê essa dificuldade em se analisar? Porquê essa resistência? A mim particularmente tira-me um bocado do sério esse tipo de atitude. Essa teimosia a admitir o que é óbvio.
Por ser professora aprendi como oficio que ninguém muda, aprendi que quem não faz caminho apesar das indicações exteriores tanto pior para essa pessoa, a minha presença na sua vida será temporária, o meu incomodo será temporário mas a vivência de cada um consigo próprio será permanente.
Onde andavas tu quando eu precisava de um herói? Estas à espera de na minha vida haver outro período em que eu venha a precisar mais de um herói que os meses que se passaram? Essa altura não mais irá existir.
Com a conversa do estou a fazer o meu melhor, não preciso de ir à escola aprendo a aprender, nunca mais te vou fazer sofrer, daqui para a frente vou fazer tudo bem repetida estes meses todos sem uma acção efectiva, a mim lembra-me o construtor do Titanic que até ao fim teimava que o barco não se afundaria mas quando viu o caso mal parado pôs-se a salvo.
Como digo sempre as acções ficam com quem as praticam.
Afinal amas o que? Ou quem?
Ninguém ama e faz mal.

Bom caminho!

1 comentário:

  1. Um bocadinho de egoísmo também pode ser bom. Aquele tipo de egoísmo que não prejudica os outros e que nos estimula a autoestima e o instinto de autopreservação. Sou uma egoísta confessa. Processem-me! :)

    ResponderEliminar