sexta-feira, 13 de março de 2009

Cuidar



Eu tenho um aparelho ortodôntico fixo nos meus dentes, faz no próximo sábado 2 anos.
Não vou dizer que gosto de o ter mas também não me incomoda assim tanto.
Foi colocado porque tinha uma oclusão dentária que me causava enxaquecas crónicas. Que desapareceram.
Valeu por isso.
E valeu por mais. Colocar o aparelho nos dentes foi o princípio do meu caminho de mudança, foi o princípio do caminho de me importar verdadeiramente comigo. Com o envelope que tenho em torno da minha alma a que chama-mos corpo e também com a minha alma.
Já tinha o aparelho quando descobri que estava doente e precisava de tratamento sério, mas sobre isso falo outro dia, hoje não.
E foi o ter aparelho nos dentes que é tão profundamente doloroso que me fez também por tudo em perspectiva e dar mais valor ao esforço. Não que antes não desse. Dava. Mais passei a dar mais ainda.
Ter o aparelho nos dentes mudou-me o formato da cara para sempre. E eu gostei.
Mudou também a maneira como eu me vejo a mim. Dou cada vez mais valor a mim. E isso é excelente. Dou cada vez mais valor a quem me trata bem e cada vez menos a quem não o faz. Dou cada vez mais valor a quem me cuida e cada vez menos a quem nem se lembra se perguntar como cuidar.
Não recomendo aparelho dentário a quem não querer sofrer. Dói muito.
Mas no caminho aprendesse muito e no final o resultado é bem melhor.
Foi assim comigo. No meu caminho ficaram para trás medos, dores e pessoas que não sabem cuidar.
Bom caminho!

2 comentários:

  1. Gostei mt de ler este post, eu tb tenho aparelho nos dentes mas não vejo as coisas como tu, o que é uma pena. Estou mm a odiar. Tenht mtas dores, achei que fiquei com a cara mais afilada,oque detesto,... so gosto do aspecto dos dentes todos direitinhos e do facto de ter ficado sem dores!

    ResponderEliminar
  2. OLHA HJ DUA 8/10/09 COLOQUEI O APARELHO FIXO ,MAIS A DENTISTA NAUM COLOCO A BURRACHA MEU BEISO TA TODO RNXADO COMO E Q EU VOU FAZER

    ResponderEliminar